Um dos melhores exemplos de coragem é o homem que pede para ouvir o que não quer ouvir. Embora seja da natureza humana temer ou temer más notícias, os mais sábios entre nós frequentemente pedem por isso. Por quê? Porque os vencedores mudam o que os perdedores querem que permaneça igual.

A mudança começa perguntando ou investigando o que está errado. Essa busca inicia o estágio de avaliação de transformações programáticas em confiabilidade. As avaliações também são chamadas de auditorias, pesquisas, benchmarking e análise de lacunas.

Não pode parar por aí. A próxima etapa é igualmente difícil e talvez o tire de sua zona de conforto. Você deve aceitar ou reconhecer o que está errado. Muitas pessoas desejam instintivamente jogar na defesa. Você viu como eles respondem durante uma intervenção de abuso de substâncias. A negação pode até levar a agredir os outros para mudar o foco. A visão do túnel e a negação prejudicam o progresso real.

A aceitação inicia a ação corretiva. O mundo recompensa a ação, mas qualquer ação não é boa o suficiente. Aproveite a experiência de outras pessoas que fizeram o que você está tentando alcançar. Certifique-se de que não haja preconceito comercial. Embora os praticantes do faça-você-mesmo possam ter confiança, a história mostra que muitos se deparam com uma sucessão de missões complicadas. É melhor aprender com os erros dos outros. Engula seu orgulho e peça a um profissional para orientá-lo durante o processo.

A engenharia e o planejamento vêm antes da ação física ou da mudança. Certifique-se de que é cuidadoso e detalhado, em outras palavras, “boa engenharia”. Consulte os padrões que documentam as opiniões unificadas de especialistas, como o ICML 55. Empilhe o baralho, concentrando-se primeiro em mortes rápidas e frutas ao alcance da mão, especialmente oportunidades onde há um benefício econômico sólido.

A implantação é a próxima. Você encontrará desafios, resistências, obstáculos e contratempos. Mantenha o curso, mas aceite a necessidade ocasional de correções moderadas de curso. Não pare de executar.

A mudança frequentemente é seguida pela entropia, que se refere à transição natural da ordem para a desordem (segunda lei da termodinâmica). Assim como as rochas se desintegram e se desintegram, o ferro enferruja e as pessoas envelhecem, novos sistemas e práticas envelhecerão, se degradarão e perderão eficácia. A luta contra a entropia é o conceito por trás da sustentabilidade. A melhor estratégia aqui é kaizen ou melhoria contínua. Não pode ficar pior se você estiver constantemente melhorando.

Comece a jornada de transformação

Avaliações verdadeiras exigem auditorias bem planejadas e estruturadas por um terceiro competente, de forma que nenhuma empresa de petróleo, fornecedores de equipamentos, veteranos no local ou amigos que bebam sejam permitidos. É importante ser verdadeiro e correto. Se o médico perguntar onde dói, não esconda nada. Isso é igualmente verdadeiro para avaliações.

Os resultados relatados quase sempre são uma surpresa para a administração e outras partes interessadas. Claro, ninguém gosta de ouvir que seu bebê é feio, mas sem o conhecimento e a aceitação do que está errado, nenhum progresso benéfico pode ser feito. A dor pode ser uma grande fonte de combustível para impulsionar sua transformação.

A maioria das avaliações produz uma pontuação geral de 0 a 100. As pontuações baixas não devem fazer você se sentir deprimido ou com raiva, mas sim o contrário. Veja esta pontuação como um medidor de frutas mais baixo. Quanto menor o número, mais acessível e saborosa é a fruta. Pontuações altas requerem mais trabalho e a necessidade de chegar mais longe na árvore ou de começar a escalar.

Agora, por que as frutas mais baixas geralmente são invisíveis para aqueles que trabalham perto delas? Frequentemente, é uma cegueira intencional ou simplesmente ser incapaz de ver o que está na ponta do nariz. Isso também é conhecido como atenção seletiva inconsciente. Seu nariz está sempre à vista de seus olhos, mas seu cérebro não registra sua presença.

Da mesma forma, você está exposto a muitas coisas em um ambiente de planta que aparentemente não vê. Essas são coisas que seu cérebro cancelou.

Também existe cegueira intencional (não querer ver ou remediar). Basicamente, você mente para si mesmo sobre o que não quer saber ou não acredita que exista. Eventualmente, isso o coloca em um estado de esquecimento e incompetência inconsciente. Isso é como o kaizen ao contrário.

Um avaliador ou auditor profissional não é sobrecarregado por tais filtros mentais ou cegueira. Ele ou ela é treinado para ver tudo e relatar o que é visto. Na melhor das hipóteses, a avaliação é investigativa, penetrante e objetiva. É uma avaliação do bom, do mau e do feio. Busca oportunidades de mudança e melhoria.

Um avaliador deve procurar lacunas significativas e exploráveis entre o estado atual e o estado de referência ideal (ORS). O ORS é semelhante às melhores práticas, mas com forte ênfase no estado “otimizado”, que pode variar entre as aplicações e a necessidade de ser mensurável e / ou verificável. Consulte os artigos anteriores sobre Lubrificação de máquinas para obter uma explicação mais detalhada do ORS.

Quando atingido, um estado otimizado de confiabilidade é obtido por meio de escolhas práticas que equilibram as restrições de recursos, as condições de aplicação e os benefícios potenciais em relação ao ideal. Dependendo da criticidade da máquina e do custo potencial de falha, você deseja identificar o gasto otimizado para confiabilidade. Você não quer gastos excessivos e desnecessários. Ao mesmo tempo, você não quer privar suas máquinas ou programa de recursos de confiabilidade necessários.

O ORS busca precisão. Por exemplo, quais máquinas exigem filtragem de 3 mícron e quais não? Quais máquinas exigem lubrificantes sintéticos premium e quais não? Quais máquinas precisam de monitoramento de condição on-line e em tempo real e quais não?

Enquanto um avaliador da INOVA ENGENHARIA procura por frutas ao alcance da mão, várias coisas devem ser mantidas em mente. Isso inclui a necessidade de priorizar e focar nas oportunidades mais fáceis de controlar e mudar, os possíveis riscos e possíveis interrupções associadas à mudança (lembrar se não está quebrado, não conserte), o custo e a complexidade da mudança, e a magnitude e certeza do benefício potencial.

Sempre considere as mudanças que atenuam os modos de falha e os custos de manutenção. Isso deve direcionar a atenção para oportunidades baseadas em máquinas e aplicativos de missão crítica.

A colheita mais abundante

Os avaliadores e analistas de monitoramento de condição têm uma coisa em comum. Ambos estão procurando por falhas corrigíveis que produzem defesas antes de avançarem para falhas e perdas dispendiosas. Ao abordar os problemas no nível do avaliador (de avaliações periódicas), você tem muito menos falhas ocultas em suas máquinas para encontrar mais tarde no nível de monitoramento de condição por analistas (vibração, análise de óleo, acústica, etc.). Em outras palavras, você não precisa detectar o que não existe.

As avaliações são projetadas para pesquisar falhas e problemas de todos os tipos – específicos, gerais e programáticos. Os tipos de avaliação variam dependendo do propósito ou objetivo pretendido. Em um nível mais granular, eles podem estar relacionados a habilidades, força de trabalho, ferramentas, métodos, periodicidade de manutenção, lubrificantes, inspeção, armazenamento e manuseio, modificações de máquinas e monitoramento de condições.

Holisticamente, uma avaliação deve examinar comunicações, documentação e registros, gerenciamento de dados, gerenciamento de trabalho, gerenciamento de ativos, elementos de manutenção centrada na confiabilidade (RCM), ênfase na manutenção produtiva total (TPM), alinhamento organizacional, etc.

Eles são de manutenção proativa em seu núcleo, reduzindo as causas raízes, a frequência e a gravidade das falhas. Eles também procuram ou examinam os elementos fundamentais de um programa planejado, estruturado e organizado de manutenção e confiabilidade.

Pode-se dizer que é como fazer uma análise de causa raiz (RCA) em seu programa geral, bem como no estado geral de suas máquinas. Em outras palavras, a INOVA ENGENHARIA enfatiza a necessidade de buscar e implantar melhorias duradouras que espalhem benefícios por toda a fábrica, não apenas para máquinas específicas. As transformações de ponta a ponta da INOVA ENGENHARIA podem levar a benefícios imediatos, mas o propósito real é mais de longo prazo e sistêmico.

Você pode avaliar a cultura?

Ouvi alguém proclamar que os melhores programas de confiabilidade são cerca de 80 por cento da cultura e 20 por cento de todo o resto. À primeira vista, isso pode parecer ridículo ou absurdo. No entanto, quanto mais você pensa sobre isso, mais faz sentido. Confiabilidade é uma ciência comportamental. É impulsionado pelas ações das pessoas – o que elas fazem e o que não fazem. A cultura impulsiona essas ações, assim como a liderança, o treinamento e a medição. Eles estão muito inter-relacionados.

Vimos organizações que possuem uma forte cultura de segurança ou qualidade. Como você avalia e fortalece a cultura de confiabilidade? Uma das melhores maneiras é examinar as métricas ou indicadores-chave de desempenho (KPIs) para ver como são usados e apresentados à equipe.

Isso deve incluir micro métricas (as árvores) e macro métricas (a floresta). Alguns devem servir como indicadores de atraso (o que acabou de acontecer), enquanto outros devem servir como indicadores de antecedentes (o que vai acontecer). Seu painel de métricas também é seu painel de cultura.

Existe um livro de Ron Moore intitulado Making Common Sense Common Practice. O tema deste livro é óbvio. A confiabilidade não deve ser vista como ciência avançada, mas sim como bom senso aplicado e sustentado. Esse também é o tema central do processo da INOVA ENGENHARIA e só é alcançado após a conclusão de todas as quatro etapas.

O Leão e a Gazela

Vou deixar você com um último pensamento. É de um provérbio africano chamado “A corrida da vida:”

“Todas as manhãs na África, uma gazela acorda. Ele tem apenas um pensamento em sua mente: ser capaz de correr mais rápido do que o leão mais rápido. Se ele não puder, ele será comido.

“Todas as manhãs na África, um leão acorda. Ele tem apenas um pensamento em sua mente: ser capaz de correr mais rápido do que a gazela mais lenta. Se não puder, morrerá de fome.

“Se você escolhe ser uma gazela ou um leão, não tem importância. Basta saber que, com o nascer do sol, você deve correr. Esta é a corrida da vida.”